__________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________

Em cada um de nós existe um poema .
Um por escrever ... um escrito que se quer procurado e se mantêm escondido na alma ... no coração.

Ser poeta ... não é escrever poemas.

É saber descobrir na poesia ... a parte que falta em si, a parte que falta ... nos outros .

Urbano Gonçalo




quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Crónica de uma tarde mal passada



Entrei cheio de vontade de ... sair.
Tirei um ticket para atendimento geral, olhei o número 0377.
Dirigi-me à sala de espera e sentei-me no banco ao fundo. Claro que era o que tinha menos gente, todos nós escolhemos sempre um desses, tentando assim criar uma "ilha" que nos afaste dos demais desconhecidos, vai-se lá saber o porquê.
O plasma na parede servia de indicador de atendimento olhei-o procurando situar-me no tempo, ele indicava Geral-0257 /Tesouraria-086 e num papel colado na parede ao lado lia-se: Mantenha o silêncio, acompanhantes só em casos de necessidade.
-Bonito! - pensei eu - 2 da tarde e ... 120 pessoas à minha frente!
No banco lateral ao meu mas uma fila mais à frente, uma mulher mais ou menos da minha idade (não a digo por consideração à senhora!), mascava apressadamente uma chiclete. Ao vê-la fazer isso de boca aberta, fez-me lembrar os camelos a comer, só que eles eram claro mais engraçados. No entanto a senhora tinha a seu favor um top e umas bermudas que lhe realçavam as formas ...
Chega então um casal de idade, o senhor já vinha a barafustar com o "sistema", sentaram-se vindo logo atrás deles, um moço que me fez lembrar o pássaro do Snoopy (tenho este hábito, associo pessoas às personagens da BD, e traseiras de carros às caras das pessoas, não me perguntem porquê, deve ser para passar melhor o tempo!).
De mochila às costas ele trazia ainda debaixo do braço uma pasta cheia de papeis, utilizou então uma prateleira que existia junto ao plasma, e alheio a tudo e a todos, por ali espalhou as suas tralhas ficando a consultar a escrita, ausentando-se a cada 10 minutos e deixando tudo como estava.
Geral - 0260. Mantenha o silêncio, acompanhantes só em casos de necessidade.
A senhora à minha frente, acabou de ler a sua revista do "Jet-Set" e decidiu arrumar a carteira. Ao fazê-lo inclinou-se para o meu lado deixando-me ver as fotos de um miúdo, talvez filho (era engraçado!), outras mais antigas possivelmente dos pais, um cartão de apontamentos (coloração-30eur, brusching-18eur ..., não sei se é assim que se escreve, mas era assim que ela tinha escrito, para mim é vocabulário técnico feminino!), vários recibos de M.B., etc. Desviei o olhar para o pássaro do Snoopy que voltava com o 3º refrigerante em meia hora, à sua "secretária". Guardou tudo e foi sentar-se num banco, depois levantou-se e foi sentar-se noutro, depois levantou-se ...
Geral-0264. Mantenha o silêncio ... , a esposa do senhor rabugento, voltava com um copo de água para ele, atrás dela chegaram três raparigas. Duas desarranjadas e outra mais arranjadinha de ruivo natural. A ruiva tentava mostrar às outras ser uma conhecedora daqueles "trâmites da seca", e percorria as instalações sempre com as outras atrás, como se procurasse alguém que não estava.
Geral-0268. Mantenha o silêncio ..., - Estou feito!!
A minha vizinha já arrumou a carteira, guardou o lixo num saco plástico e inclusive, trocou de chiclete. Mais um vizinho veio instalar-se junto a mim, sentou-se a meu lado ... e colocou os phones do seu mp3. Calções e sapatilhas tal como eu, mas ... com uma diferença a assinalar, as pernas dele com pêlos a crescer aqui e ali denunciavam uma recente depilação, ao contrário de mim, muitos homens agora querem ter pernas de mulher, enfim ... respeito os gostos.
Novamente a senhora do meu lado a custo (devido ao seu peso e idade) levantou-se para ir buscar mais um pouco de água ao marido, este também deve ser daqueles que quer que a esposa lhe calce os sapatos de manhã. A minha vizinha fã do "Jet-Set", brincava com o seu rabo de cavalo enquanto me espreitava pelo canto do olho. O meu vizinho do lado fixava-me na esperança de que eu retribuísse o olhar e metesse conversa. - Não estou interessado, obrigado! - pensei cá para mim.
Em salas de espera só funciono em "OFF", desligo do momento e absorvo o que me rodeia, assim passa melhor o tempo. Geral 0320. Mantenha o silêncio ..., após se ter sentado e ... levantado de quase todos os bancos da sala, o pássaro do Snoopy lá foi atendido, o das pernas depiladas também se levantou, dando o lugar a outro apreciador de mp3, só que este batia o ritmo da música no seu banco, a ruiva parou por fim de procurar alguém virtual. Geral 0334. Mantenha o silêncio ..., de vez em quando a ruiva lá deixava escapar durante a conversa com as amigas um "fodasse", não se ouvia claro, ... mas eu lia-lho nos lábios.
A minha vizinha lá ganhou coragem e olhou-me directamente, retribui com um daqueles olhares "que seca isto aqui!", ela concordou do mesmo modo enquanto trocava novamente de chiclete e voltava a pegar numa das suas (muitas) revistas.
O rabugento levantou-se para esticar as pernas (disse ele!), fazendo sinal à esposa do tipo "senta". O meu vizinho volta a estudar-me, detesto pessoas que me fixam de cima a baixo com curiosidade. Na volta deve gostar é de homens, como eu não depilo as pernas ...!!!
Geral 0350. Mantenha o silêncio ..., - Afinal talvez seja atendido antes disto fechar!
Passa uma funcionária com o polícia de serviço atrás, pelos vistos alguém (não foi o rabugento!) já estava cheio de "Mantenha o silêncio .." e mandou dois berros a quem o atendia (imagine-se o atrevimento!). Geral 0360. Mantenha o silêncio ..., tudo volta ao normal (bolas!!), estou novamente em "OFF", a ruiva tem um vocabulário interessante, hum, hum!. Volta o rabugento ... a rabujar com o sistema novamente, a esposa envergonhada tenta acalmá-lo, descubro o toque de telemóvel nº 30, até agora não gostei de nenhum (bem talvez aquele que imitava um "espirro", seguido de tosse!).
Geral 0370. mantenha o silêncio ..., já só faltam 7, com o aproximar do fecho, os funcionários despacham toda a gente num instante, o meu vizinho do mp3, deu descanso ao banco dele e foi apanhar ar, tropeçou numa das amigas da ruiva e ouviu das que não gostou. O meu vizinho que tinha uma "fixação" por mim, tirava os óculos (mais pareciam binóculos, coitado!), para consultar o seu número da senha.
Geral 0376. Mantenha o silêncio ..., lá vai a minha vizinha, sorriu-me e foi por lá fora a abanar o rabo ... de cavalo, desligo o "OFF" (claro!), estou "ON", o rabugento está de saída (isto não vai ser o mesmo sem ele!) enquanto o polícia de serviço o tenta compreender.
Geram 0377. Mantenha o silêncio ..., - Cá vou eu !!!

8 comentários:

Regina Rozenbaum disse...

Urbano,amado!
Isso é que é uma verdadeira sala de espera e exercício prático de paciência...rsrs
Beijuuss n.c.

www.toforatodentro.blogspot.com

Anónimo disse...

Cinematografico seu texto, meu amigo!
Me diverti muito com sua tarde mal passada, já tive muitas iguais.
Bjs.

Urbano Gonçalo de Oliveira disse...

Pois é caras amigas, todos passamos mais tarde ou mais cedo por uma tarde destas.
É claro que vista à posteriori, é bem mais engraçado.
Bjs, obrigado.

Juliana Matos. disse...

Olá Urbano que bom vê-lo em meu espaço, sinta-se a vontade..aqui também é ótimo..uma sala de espera: o que já não passamos por lá..tantos pensamentos, situações..muitas!
Um abraço, voltarei!
Juliana

Urbano Gonçalo de Oliveira disse...

Juliana sê muito bem vinda.
Ainda bem que apreciaste a sala de espera, realmente uma situação tão banal acontece a todos, no entanto nem sempre a conseguimos contornar e divertir os outros que se reconhecem nela de algum modo.
Bjs, aparece. :)

G I L B E R T O disse...

Urbano

TExto maravilhoso!

Gostei da técnica que utilizastes, ela transmite mesmo uma sala de espera com a diferença que não é enfadonha. Teu texto é muito bem humorado e dei boas risadas por aqui.

Repito, a bem da verdade, belissimo!

Estejas bem meu amigo, agora e sempre!

Urbano Gonçalo de Oliveira disse...

Obrigado Gilberto.
Fico feliz quando sou compreendido, claro que tu sabes do que falas, daí ...
Abraço.

Unknown disse...

Hahahaha. Adorei! Fiquei imaginando a cena e... santa paciência. Odeio salas de espera, mas até que me simpatizei com a sua.

beijos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...