__________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________

Em cada um de nós existe um poema .
Um por escrever ... um escrito que se quer procurado e se mantêm escondido na alma ... no coração.
Ser poeta ... não é escrever poemas.
É saber descobrir na poesia ... a parte que falta em si, a parte que falta ... nos outros .

Urbano Gonçalo




domingo, 10 de abril de 2011

Lazer é ... coisa séria!

Quando falamos em lazer, devemos ir mais longe do que pensar em desporto.
Muito já se falou e conhece, sobre os inúmeros efeitos positivos da atividade física, sobre a nossa saúde. No entanto o lazer independente da atividade física, também
tem um importante papel na promoção da saúde, e alguns estudos científicos, têm revelado resultados interessantes.

Muitos de nós (sobretudo no Verão, vá-se lá saber porquê!) fizemos planos de voltar às coisas que adorávamos fazer quando tínhamos mais tempo livre, sendo que invariavelmente muitas ou quase todas, estão diretamente ligadas ao desporto.
No entanto uma maior longevidade, uma melhor performance cerebral, melhor saúde psíquica e menor risco de doenças vasculares, também se evitam de outras maneiras, e não só os atletas (ou pretensos!) podem ser saudáveis.

Pesquisadores suecos, demonstraram na década de 90 uma maior longevidade, entre pessoas que frequentavam eventos culturais. Entre 3800 voluntários realizaram-se duas entrevistas com um intervalo de 8 anos. Os indivíduos que apresentaram índices de maior participação em eventos culturais, tinham uma probabilidade de cerca de 65% menor de ocorrência de doenças, relativamente aos outros indivíduos que frequentavam poucos ou nenhuns eventos culturais.

Será tudo isto relativo ou inconclusivo?

As possíveis explicações para os benefícios do lazer sobre a nossa saúde incluem desde dimensões psicossociais, até mesmo às biológicas.
Ao aumentar as nossas relações sociais, diminuem as concentrações de stress, e já foi demonstrado que com isso há redução dos riscos de doença isquêmica do coração.
Além disso, o lazer cultural aumenta os níveis de ocitocina e do neuro-transmissor serotonina, ambos associados ao bem-estar psíquico.
Por exemplo e para simplificar o "palavreado", uma simples aula de canto ou dança, é capaz de aumentar os nossos níveis de ocitocina, considerada uma forte reguladora do stress.

Agora a parte de que "elas" vão gostar!!!

O lazer cultural também promove a estimulação dos nossos centros nevrálgicos no cérebro associados ao prazer. Essas são regiões estimuladas quando por exemplo nos deliciamos com um alimento, quando experimentamos a paixão, ou quando (é agora!) COMPRAMOS algo novo e muito desejado.

Com uma maior quantidade dos "mágicos" ingredientes dopamina, serotonina, endorfina (ufa!), o nosso cérebro vivência de novo o inesperado ... o novo, com óbvias repercussões sobre a saúde psíquica e o nosso sistema imunológico.

A música já deu provas no aumento da recuperação de pacientes em fase aguda de um derrame cerebral, reduz a agitação dos adultos e melhora o comportamento de crianças. Mas também pintura, literatura e mais formas de arte já comprovaram o seu "jeito" quanto a estas questões.
Está aqui a "desculpa" para aquelas irresistíveis comprinhas, é só imprimir e mostrar à cara metade ou ... a si(nós) próprio(a).

4 comentários:

Regina Rozenbaum disse...

kkkkk é assim né amigo? Estimulando o consumo, a gula e outros pecadinhos mais... Vou trocar meu ginásio por essas dicas, mas antes tenho que verificar o saldo bancário pq sem ser no Banco de Tempo tá zerado!
Beijuuss n.a. e um fds iluminado.

Fatima disse...

Ótimo texto meu amigo!
Tenho na alma as marcas destas verdades.
bjs.

Luciana Lís disse...

Nossa, faz tempo q eu não passava por aqui - na realidade faz tempo q eu não visitava blogs amigos, eu estava sem tempo.
Gostei muito desse post, há uma interessante relevância humanitária, se é q posso chamar assim.
E me fez lembrar de uma música muito curiosa de uma banda brasileira - tem tudo a ver com o q vc propõe aqui nesse post. Vou por aqui pra vc:


Comida Titãs
Bebida é água!
Comida é pasto!
Você tem sede de que?
Você tem fome de que?...

A gente não quer só comida
A gente quer comida
Diversão e arte
A gente não quer só comida
A gente quer saída
Para qualquer parte...

A gente não quer só comida
A gente quer bebida
Diversão, balé
A gente não quer só comida
A gente quer a vida
Como a vida quer...

Bebida é água!
Comida é pasto!
Você tem sede de que?
Você tem fome de que?...

A gente não quer só comer
A gente quer comer
E quer fazer amor
A gente não quer só comer
A gente quer prazer
Prá aliviar a dor...

A gente não quer
Só dinheiro
A gente quer dinheiro
E felicidade
A gente não quer
Só dinheiro
A gente quer inteiro
E não pela metade...

Bebida é água!
Comida é pasto!
Você tem sede de que?
Você tem fome de que?...

A gente não quer só comida
A gente quer comida
Diversão e arte
A gente não quer só comida
A gente quer saída
Para qualquer parte...

A gente não quer só comida
A gente quer bebida
Diversão, balé
A gente não quer só comida
A gente quer a vida
Como a vida quer...

A gente não quer só comer
A gente quer comer
E quer fazer amor
A gente não quer só comer
A gente quer prazer
Pra aliviar a dor...

A gente não quer
Só dinheiro
A gente quer dinheiro
E felicidade
A gente não quer
Só dinheiro
A gente quer inteiro
E não pela metade...

Diversão e arte
Para qualquer parte
Diversão, balé
Como a vida quer
Desejo, necessidade, vontade
Necessidade, desejo, eh!
Necessidade, vontade, eh!
Necessidade...

Espero q tenha gostado!
Beijão

Glorinha L de Lion disse...

Oi Urbano, como disse a querida Rê, primeiro é preciso consultar o saldo bancário, que anda bem pequeno, por sinal....beijos,

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...