__________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________

Em cada um de nós existe um poema .
Um por escrever ... um escrito que se quer procurado e se mantêm escondido na alma ... no coração.

Ser poeta ... não é escrever poemas.

É saber descobrir na poesia ... a parte que falta em si, a parte que falta ... nos outros .

Urbano Gonçalo




domingo, 27 de março de 2011

Preconceitos ...

Se consultarmos um qualquer simples dicionário, ele nos dirá que a palavra "estereótipo" é um padrão de julgamento baseado em ideias preconcebidas, ou seja "preconceito".
Diz-nos ainda o tal dicionário que esta palavra é tudo aquilo, ou significa tudo o que não tem originalidade, "vulgo" LUGAR-COMUM.


Segundo também o mesmo dicionário, "preconceito" entre outras coisas, é um sentimento hostil, motivado por hábitos de julgamento ou generalização(ões) apressadas "vulgo" INTOLERÂNCIA.


Se consultarmos uma grande enciclopédia chamada VIDA, deparamos-nos inevitavelmente e ... invariavelmente, com situações mais ou menos claras, mais ou menos camufladas, por óbvias ações ou nomes, que deliberadamente existem e são única e simplesmente o "estereótipo com preconceitos".
Tem até uma certa graça ver as coisas assim, mas o fato é que estas duas palavras andam de mãos dadas, e não vão a lado nenhum sozinhas.

A história, essa então está por demais cheia de estereótipos e preconceitos, criados exclusivamente na sua maioria, para "justificar" atos e ações injustificadas e ... injustificáveis, levadas a cabo pela humanidade.

Os preconceitos sobre as raças, os credos, ou até mesmo as classes sociais, enchem páginas e páginas da história, com ... guerras, e injustiças já por demais conhecidas, consentidas, e omitidas pelo silêncio de muitos. Essas páginas obscuras envolvem tudo e todos, numa espécie de "POLVO" cujos tentáculos abraçam, a igreja, os políticos e seus viciados governos, as escolas e até o nosso dia-dia mais pacato, sem nos apercebermos de tal.
Os preconceitos são isto e muito mais, todos nós lidámos com eles diariamente, quase sempre inconscientemente.
Ser pobre, ser rico (também!), ser feio, ser gordo, ter só o quarto ano de escolaridade, ter pele branca, castanha ou amarela, ser "azul" ou "vermelho" (alusão clubística!), ter um carro de "marca", ou até um telemóvel melhor ou ... pior, não estar com um bonito "bronze" no Verão, etc, etc.

Os estereótipos comandam de forma decidida e  "quase" invisível as nossas vidas.
Nós ... devemos ver com os nossos olhos, ouvir com os nossos ouvidos, pensar com a nossa cabeça. É claro que isso não é fácil, que se pode com isso por vezes perder ... amigos?!! Casamento?!! Emprego?!! Etc?!! Etc??!!!!

Cabe no fundo a cada um de nós, decidir se ... nada contra a maré deixando para trás de si o que já sabe e conhece, na fundada esperança de encontrar algo novo que dê sentido à vida, ou se prefere ser ... mais um que vai com o seu cérebro desligado a reboque da maré.



Esta "menina" que aqui vos deixo é um bom exemplo de estereótipos e ... preconceitos, ela ousou pensar e ... falar. Não a julgo pelo seu gesto, bom ou mau, quem sou eu para julgar? Quem nunca pecou ...
Apenas a admiro como uma pessoa com um dom, uma pessoa que a "mãe" aqui tão bem mostrada na sua camuflagem angelical (supostamente!) pelo Roger Wathers, mas cujo nome é na realidade "PRECONCEITO GLOBAL INSTITUIDO" se encarregou logo de ... a apagar, a ... silenciar para o mundo.

MISS YOU SINEAD !


3 comentários:

Regina Rozenbaum disse...

Eiii meu amigo!
Não conhecia essa cantora, nem sua obra...fui no wikipédia atualizar minha ignorância musical e realmente é assim que esse mundo "funciona"(?). Em bases preconceituosas onde des_igual é só bacana como nome de loja!
Beijuuss n.a. e uma semana iluminada procê!

Glorinha L de Lion disse...

Excelente post Urbano! Para se refletir e repensar as escolhas que fazemos na vida. Gosto de quem pensa e reflete e vc, caro amigo é um desses! beijos,

Juliana Matos. disse...

Muito Bom Urbano!
Chega desses preconceitos!
Um abraço meu amigo!
Ju

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...