__________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________

Em cada um de nós existe um poema .
Um por escrever ... um escrito que se quer procurado e se mantêm escondido na alma ... no coração.

Ser poeta ... não é escrever poemas.

É saber descobrir na poesia ... a parte que falta em si, a parte que falta ... nos outros .

Urbano Gonçalo




sábado, 27 de abril de 2013

Enola Gay



O nome não será "estranho" a algumas pessoas certamente, mas ... muito poucas delas saberão, é que este foi o nome dado ao bombardeiro B-29, que lançou a bomba atómica sobre a cidade japonesa de Hiroshima no dia 6 de Agosto de 1945, dando assim o primeiro passo (o segundo foi em Nagasaki!) para o final de mais uma estúpida guerra mundial (a segunda).
Este quadrimotor foi pilotado pelo então coronel da aviação dos U.S.A, Paul Tibbets Jr. à altura com os seus trinta anos.
Depois da fatídica missão que mostrou ao mundo mais uma vez que o homem, nunca mais aprende com os erros do passado, Tibbets escolheu pessoalmente
um B-29, batizando-o com o nome Enola Gay ... homenageando assim a sua mãe.

Pergunto eu:
- Então alguém que acabou de dizimar milhares de pessoas inocentes (mulheres, crianças, etc!!) lá do alto, na sua segurança (pois as anti-aéreas nem lá chegavam!), homenageia a sua mãe, colocando o seu (dela) nome no portador do objeto do holocausto????

Seria por carinho, ou seria ... ódio?!!!
Quanto a mim, foi no mínimo uma grande ... estupidez, mas ... enfim!



 

 
 
 
 
Eu sabia que existia por aí, uma música com este nome!
O.M.D, pois claro!!
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...