__________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________

Em cada um de nós existe um poema .
Um por escrever ... um escrito que se quer procurado e se mantêm escondido na alma ... no coração.

Ser poeta ... não é escrever poemas.

É saber descobrir na poesia ... a parte que falta em si, a parte que falta ... nos outros .

Urbano Gonçalo




sexta-feira, 16 de abril de 2010

Excerto do meu romance "Genéve" (5)


... deitei os olhos a uma tela, e comecei a trabalhar nela. Isto de pintar, para mim é como o sexo quando somos jovens, passa-nos qualquer coisa pela cabeça ou pelo olhar e ... "pronto". Assim tirei a tela que estava no cavalete à já não sei quanto tempo à espera, pois achei que ela ainda podia esperar um pouco mais. Quando dei por mim eram três da manhã e não me apetecia nada parar, gosto de pintar à noite, o que vai contra a ideia generalizada de que os pintores gostam de aproveitar a luz do dia. Alguns sim, no meu caso prefiro a calma e o silêncio da noite, para livremente adulterar o imaculado branco, que elas (telas!) gostam de ostentar, para assim intimidarem mais o pintor.
Chego mesmo por vezes a só me deitar de manhã, quando finalmente o mundo acorda e me rouba a magia da inspiração, tirando-me do "transe" em que estava, e depois ... fico parado a olhar o que fiz. Por norma nunca fico muito impressionado com o resultado, depois lá vou retocando aqui e ali sempre que a inspiração volta, e por vezes ela não volta, e a tela volta (já são muitas voltas!) para junto das outras aspirantes a quadros própria-mente ditos.

2 comentários:

Luciana Lís disse...

Adorei esse trecho.
Onde posso ler teu livro todo?
Tu podia mandar pra mim e tals.
Talvez por email...

Vamos combinar?
;***

Urbano Gonçalo de Oliveira disse...

Olá Lis!
Numa das nossas "conversas", pedi-te o teu mail pois queria oferecer-te uma coisa .... adivinha!!!
Claro que mando, envia-me o teu mail para urbanogoncalo@gmail.com (até prefiro trocar assim os comentários!) bjs Urbano.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...