__________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________

Em cada um de nós existe um poema .
Um por escrever ... um escrito que se quer procurado e se mantêm escondido na alma ... no coração.

Ser poeta ... não é escrever poemas.

É saber descobrir na poesia ... a parte que falta em si, a parte que falta ... nos outros .

Urbano Gonçalo




terça-feira, 17 de agosto de 2010

O velho e o mar

Este é sem dúvida um dos meus livros preferidos, esta parte (logo no início) fala-nos muito sobre a vida, ou o que dela não sabemos ... não vemos.

Hemingway ganhou com este pequeno livro, o Nobel da literatura em 1954.
Provou assim que ao contrário do que se pensa de um escritor, nem só de grandes livros conta a história, é pelo contrário, nos pequenos livros que muitas vezes se encontram os grandes escritores.


Aconselho esta grande lição de vida, disponivel em apenas ... 97 páginas.



Era um velho que pescava sozinho num esquife na Corrente do Golfo e saíra havia já por oitenta e quatro dias sem apanhar um peixe. Nos primeiros quarenta dias um rapaz fora com ele. Mas, após quarenta dias sem um peixe, os pais do rapaz disseram a este que o velho estava definitivamente e declaradamente "salao", o que é a pior forma de azar, e o rapaz fora por ordem deles para outro barco que na primeira semana logo apanhou três belos peixes. Fazia tristeza ao rapaz ver todos os dias o velho voltar com o esquife vazio e sempre descia a ajudá-lo a trazer as linhas arrumadas ou o croque e o arpão e a vela enrolada no mastro. A vela estava remendada com quatro velhos sacos de farinha e, assim ferrada, parecia o estandarte da perpétua derrota.
O velho era magro e seco, com profundas rugas na parte de trás do pescoço. as manchas castanhas do benigno cancro da pele que o sol provoca ao reflectir-se no mar dos trópicos viam-se-lhe no rosto. As manchas iam pelos lados da cara abaixo, e as mãos dele tinham as cicatrizes profundamente sulcadas que o manejo das linhas com peixe graúdo dá. Mas nenhuma destas cicatrizes era recente. Eram antigas como erosões num deserto sem peixes.
Tudo nele e dele era velho, menos os olhos, que eram da cor do mar e alegres e não vencidos.


Ernest Hemingway.

6 comentários:

Jose Ramon Santana Vazquez disse...

...traigo
sangre
de
la
tarde
herida
en
la
mano
y
una
vela
de
mi
corazón
para
invitarte
y
darte
este
alma
que
viene
para
compartir
contigo
tu
bello
blog
con
un
ramillete
de
oro
y
claveles
dentro...


desde mis
HORAS ROTAS
Y AULA DE PAZ


TE SIGO TU BLOG




CON saludos de la luna al
reflejarse en el mar de la
poesía...


AFECTUOSAMENTE
URBANO
ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE CACHORRO, FANTASMA DE LA OPERA, BLADE RUUNER Y CHOCOLATE.

José
Ramón...

G I L B E R T O disse...

Urbano

Entre os escritores americanos, Hemingway me é o preferido e, certamente, O VELHO E O MAR, sua obra prima.

Belissima escolha, livro definitivo e fundamental em qualquer biblioteca, le-se-o numa unica pegada, tamanha a avidez que ele nos provoca!


Sempre grato por tuas palavras em nel mezzo del cammim, pelo respeito e admiração que já te dedico, elas tomam uma proporção singular para mim!

Estejas bem agora e sempre, meu amigo!

Anónimo disse...

Tb gosto muito deste livro.
Bjs.

Urbano Gonçalo de Oliveira disse...

Agradeço a todos a gentileza, fico muito feliz por ter gostos idênticos aos de tão boa gente, obrigado e ... bem vindo Ramon.

Anónimo disse...

Olá Urban,
Ah, O velho e o Mar! Que livro, que sensibilidade e que lição de vida. Aliás, os livros de Hemingway são show! Ainda não encontrei nenhum que fosse mais ou menos. Todos são ótimos. Mas sua obra prima é sensacional e não foi sem razão que recebeu o Nobel! Já li e reli algumas vezes esse livro e sempre me fascinam as palavras profundas e incisivas que permeiam a narrativa. Parabéns pela postagem!!! Seu blog é muito especial.

Urbano Gonçalo de Oliveira disse...

Bem vinda Marli, ainda bem que gostas pois este blog é para todos vocês.

Bjs :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...