__________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________

Em cada um de nós existe um poema .
Um por escrever ... um escrito que se quer procurado e se mantêm escondido na alma ... no coração.

Ser poeta ... não é escrever poemas.

É saber descobrir na poesia ... a parte que falta em si, a parte que falta ... nos outros .

Urbano Gonçalo




sábado, 6 de fevereiro de 2010

Eu e ... D.Quixote

Tal como D.Quixote, também eu tive na minha vida (infância) uma Dulcinea.
Era assim que se chamava, ou chama (espero eu!), a minha professora da Primária.
Réguadas à parte (pois claro!), ela foi a primeira pessoa que se apercebeu, e se interessou pela minha personalidade.
Reparou no miúdo que em vez de fazer joguinhos, puzzles ou brincar à "caçadinha", preferia muitas vezes visitar a pequena biblioteca da sala de aula. Reparou também (ao contrário de mim!), que eu tinha preferência pelos livros de Sophia de Mello Breyner, e pelos de Aquilino Ribeiro. Era frequente pedir-nos para fazermos uma ou outra composição, com tema específico ou sem ele, e depois no final ler à turma (para desespero de alguns e para eu corar!) aquela que ela e as outras professoras achavam ser a melhor história.
Quando transitei para o Ciclo (5º e 6º anos), ela abraçou-me e chorou comigo dizendo-me: - Continua ouviste? Nunca deixes de escrever, tu tens um dom para desenvolver!
Não sou eu quem tem um dom, mas sim ela. Ela é que tinha o dom de ver a alma e o coração das criânças apenas nos seus sorrisos, ... ou falta deles. Por isso Dulcinea, por sí, por mim, por nós ... irei continuar sempre a escrever.

1 comentário:

Luciana Lís disse...

É bom quando encontramos alguém para nos motivar para escrita. Até quando nós mesmos ainda não nos demos conta de que podemos traduzir o mundo em palavras.
Tem um autor chamado Caio Fernando Abreu, e ele disse certa vez: 'queria tanto ser amado por algo que escrevi'. Seria maravilhoso, né?

=]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...